Primeiros Passos com Kotlin

Primeiros Passos com Kotlin

Observação: O arquivo utilizado neste conteúdo é o 1-primeiros-passos.kt.

Neste conteúdo vamos dar os primeiros passos iniciais com a linguagem e executar o famoso "OIá Mundo" 🤩

Estrutura da Linguagem Kotlin

Primeiro de tudo, todo código escrito em linguagem Kotlin, precisa terminar com a extensão .kt, por exemplo:

  • inicio.kt
  • MainActivity.kt
  • ClasseUsuarios.kt

A sintaxe do Kotlint é organizada em um formato de sentenças. Ou seja, um comando abaixo do outro, cada qual contendo suas particularidades.

Observe por exemplo a sentença de código abaixo:

println("Sentença 1")

Ela representa um comando do próprio Kotlin que é responsável por mostrar o texto ‘Sentença 1’ no Console do IntelliJ.

Observação: Diferente de outras linguagens, o Kotlin não precisa do ponto e vírgula no final das sentenças (no final de cada pedaço de código que você escreve).

Apesar disso, nós podemos sim usar o ponto e vírgula no final de cada sentença:

println("Sentença 1");

O código feito em Kotlin pode ser feito por meio de blocos usando chaves, como é o caso do exemplo abaixo:

{
}

Os blocos podem representar classes, funções, métodos, if/else e afins.

Podemos ter também um bloco dentro de outro (aninhado):

{
{

}
}

Observe que dentro desses blocos, também podemos inserir sentenças:

{
{
println("Sentença 1")
}
}

OBSERVAÇÃO: Códigos no Kotlin precisa de uma declaração do tipo TOPLEVEL, ou seja, não existem comandos soltos sem estarem dentro de algum bloco ou função.

Comentários em Kotlin

Assim como na Linguagem Java, o Kotlin aceita comentários dentro do código.

Esses comentários não serão executados, eles só servem para lembrar algo ou indicar alguma ideia ao desenvolvedor.

Podemos fazer tanto comentários em uma única sentença usando //:

println("Sentença 1")//Este é um exemplo de um comentário

//O comando abaixo mostra uma mensagem
println("Sentença 2")

Ou quem sabe fazendo um comentário maior, entre os delimitadores /* e */:

/*
Este é a primeira linha do comentário
E esta é a segunda linha
....
*/

Não é necessário, mas caso preferir você pode inserir um asterisco a cada linha que você pula:

/*
* um 
* dois
* tres
*/

Comentários de sequências únicas não aceitam quebra de linha.

Lembrando que os comentários não são interpretados pela linguagem, sendo assim, eles são totalmente ignorados quando seu código é executado.

O uso da função Main()

Quando estamos testando um código Kotlin usando o IntelliJ, precisamos informar uma função com um nome específico, chamada de Main().

Quando o IntelliJ executa o seu código, ele possui instruções para buscar essa função em específico.

A função Main é o primeiro bloco de código que o compilador procura quando você roda o projeto. Ela também é conhecida como ponto de entrada.

fun main() {
//Seus códigos entram aqui dentro...
}

É importante ressaltar que a função Main é única e deve existir somente uma por arquivo, ok?

Mostrando mensagens no Console

Sabe aquela janelinha inferior que sempre abre quando executamos o nosso código em Kotlin?

Então, essa janelinha é chamada de console.

E a partir de agora veremos algumas formas de mostrar mensagens no console usando o Kotlin.

PrintLn()

Comando padrão da linguagem Kotlin que é usado para mostrar mensagens no console, sempre quebrando (pulando) uma linha a cada vez que ele é executado.

println("Olá, Mundo do Android!")//Código usado para imprimir uma linha, usando um texto do tipo STRING

Podemos mostrar números, ou qualquer outro tipo de dado usando o println().

Print()

Comando padrão da linguagem Kotlin que é usado para mostrar mensagens no console sem quebrar (pular) uma linha.

Isso significa que este comando vai imprimir um texto atrás do outro, sem fazer as devidas separações.

print("Olá, Mundo do Android!")//Código usado para imprimir uma linha sem fazer a quebra de linha. Aqui estamos mostrando um texto do tipo STRING.

  Podemos mostrar números, ou qualquer outro tipo de dado usando o print().  

Formatando seu Código

Por meio do IntelliJ, você pode formatar o seu código para que ele fique indentado. Para isso só basta pressionar as teclas [CTRL] + [ALT] + [R].

Ou se preferir, você pode ir no menu superior em Code > Reformat Code.

Conclusão

Neste conteúdo você aprendeu um pouco mais sobre como funciona a Estrutura de um código em Kotlin, o uso dos comentários, o funcionamento da função Main, e a forma como fazemos para mostrar mensagens no console 👏

Até o próximo conteúdo 😄