Init
Observação: O arquivo utilizado neste conteúdo que fala sobre o método Init é o 3-init.kt.
Vamos nessa?
O que é o método Init?
No Kotlin, nós temos um método padrão que é responsável por executar operações sempre quando uma classe é criada.
Observe:
class Animal(var especie: String){
init {
//O bloco Init significa inicialização, é executado sempre quando a classe for criada
println("Init 1: Classe Animal Criada")
}
}
...
val animal = Animal("Cachorro")//Receberemos um println (pois init foi chamado)
Podemos ter mais um método init declarado dentro de uma mesma classe, observe:
class Animal(var especie: String){
init {
//O bloco Init significa inicialização, é executado sempre quando a classe for criada
println("Init 1: Classe Animal Criada")
}
init {
//Podemos ter varios blocos de init, ele executa todos e na sequencia
println("Init 2")
}
}
No caso do comando acima, quando instanciamos a classe Animal, recebemos duas mensagens no console, a primeira diz:"Init 1: Classe Animal Criada" e depois o "Init 2", em sequência.
A ideia principal do bloco init é fazer verificações dos valores atribuídos, observe:
class Animal(var especie: String){
var fala: String = ""
init{
if(especie == "cachorro"){
fala = "Au Au!"
}else if(especie == "Gato"){
fala = "Miau Miau!"
}
}
}
No código acima, dependendo da espécie de animal indicada, ele salva no atributo 'fala' uma string diferente.
Conclusão
Neste conteúdo você aprendeu um pouco mais sobre o método Init, e como ele pode ser útil dentro das suas classes.
Até o próximo conteúdo 😃