Modelos de Temas: Front-Page.php

Modelos de Temas: Front-Page.php

Na lição passada, aprendemos a como criar um template de páginas customizadas para o seu tema do WordPress.

Não sei se você notou, mas quando eu mencionei sobre a criação de arquivos reutilizáveis, eu separei uma lista contendo o nome de alguns arquivos que são dedicados ao sistema do WordPress, como por exemplo:

  • index.php | index.html
  • style.css
  • rtl.css
  • front-page.php | front-page.html
  • ....

Cada um desses arquivos, representam uma página do seu tema do WordPress, que podem ser criadas com o intuito de oferecer suporte a elas.

A partir de agora, vamos conhecer cada uma delas separadamente 🤩

O que faz o front-page.php?

No WordPress, o arquivo front-page.php, permite que você crie uma página inicial personalizada para o seu tema.

Espera... mas o index.phphome.php e o page.php já não fazem esse papel?

Sim, mas se tratando em questão de hierarquia de carregamento, o wordpress sempre dará preferência ao front-page.php quando encontra-lo.

No final das contas, é só mais uma forma em que o WordPress encontrou, para organizar e categorizar ainda mais a sua estrutura de páginas internas.

A verdade, é que se o WordPress encontrar um arquivo chamado front-page.php entre os arquivos do seu tema, ele dará prioridade no carregamento dessa página.

É importante ressaltar que se o front-page.php não estiver presente no seu tema, o wordpress buscará pelos arquivos home.php e depois index.php para mostrar o conteúdo da sua página.

Isto é, quando você não configurou uma página customizada (page-{slug}.php) para servir como página inicial é claro 😅

Quais são as diferenças entre o front-page.php e o home.php?

Como vimos em jornadas anteriores, o home.php é usado para mostrar a página inicial do seu site, e de acordo com a documentação do WordPress, ele é o primeiro conteúdo a ser mostrado quando os visitantes acessam o URL principal do seu site.

Lá no inicio do desenvolvimento da plataforma do WordPress, ele foi criado pensado em atender blogs, e naquela época, o home.php era usado para exibir as últimas postagens que foram publicadas pelo administrador do blog.

Mas a medida em que o WordPress foi crescendo, ele começou a ser usado para outros fins além de um simples blog, onde muitos usuários optaram por criar suas lojas virtuais, e-commerces, portais online, landing pages e muitos outros.

Com isso, houve-se a necessidade da criação de um novo arquivo, que representasse a página inicial de um site, onde tal arquivo passou a ser chamado de front-page.php.

Sendo assim, se você está criando um tema que será usado exclusivamente para blogs, creio que não há a necessidade de possuir um arquivo chamado front-page.php.

Agora, se o seu objetivo é desenvolver um tema mais robusto, que não só inclua um blog, mas como também um site, a existência do front-page.php começa a fazer mais sentido.

Quais são as diferenças entre o front-page.php e o page.php

No caso do page.php, ele é usado exclusivamente para as outras páginas do seu tema, que são aquelas que você cria no painel administrativo do WordPress.

Sendo assim, existe aquilo que chamamos de página inicial que deve existir dentro do arquivo front-page.php, e aquilo que chamamos de páginas secundárias, que devem existir dentro do arquivo page.php e suas variantes.

Criando o front-page.php

Antes de continuar, certifique-se de que o tema que você está criando, oferecerá suporte também a outras categorias de site, além de um simples blog.

Dentro da pasta raiz do seu tema, crie um novo arquivo chamado front-page.php:

<?php get_header(); ?>

<!-- Insira aqui o HTML da sua Página Inicial -->

<?php get_footer(); ?>

Se você acompanhou a nossa jornada de criação de temas para WordPress desde o início, não terá duvidas dos códigos que foram inserido acima (get_header() | get_footer()).

Por fim, basta que você estilize o arquivo da maneira como desejar, e lembre-se: nada de carregar as suas postagens iniciais dentro do front-end.php, pois se não, ele vira um home.php 😉

Conclusão

Nesta lição, você aprendeu alguns conceitos importantes sobre o arquivo front-page.php.

No más, é só fazer o uso das funções do WordPress que aprendemos em lições anteriores, para deixa-lo mais integrado com a própria plataforma.

Até a próxima.